Buscar











É meu queridos hoje eu estou aqui para falar de assunto um quanto recioso. E para alguns até visto como uma coisa normal ,comum !. Eé da MENTIRA que estou falando. E vocês devem saber muito bem que o Pai da mentira é o Lucifer(satanás-diabo-nosso inimigo,enfim como querira denominá-lo) .

E esta semana foi até o assunto na EBD(escola bíblica dominical).A lição falou claramente a respeito deste  e até sitou exemplos bíblicos ,história verídica mesmo que é a história de Ananias e sua mulher Safira .E com base na lição eu irei comentar a partir de agora :


Lição 5: A grave mentira de Ananias e Safira Mentira -

1.Ato de mentir; engano, impostura, fraude, falsidade.


Ananias

Hebraico - Variação de João. Hananiah, o amado de Deus. Neemias 3.23.

Safira

Hebraico - Formosa. Atos 5.1.

A MENTIRA

Mentira é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela. Portanto uma declaração verdadeira pode ser uma mentira se o falante acredita que ela seja falsa; e histórias de ficção, embora falsas, não são mentiras. Dependendo das definições, uma mentira pode ser uma declaração falsa genuína ou uma verdade seletiva, uma mentira por omissão, ou mesmo a verdade se a intenção é enganar ou causar uma ação que não é do interesse do ouvinte. "Mentir" é contar uma mentira. Uma pessoa que conta uma mentira, em especial uma pessoa que conta mentiras com freqüência, é um "mentiroso".

 Lições que podemos aprender: 

Como já dissemos nas devocionais anteriores, o livro de Atos não é normativo para nós hoje. Nem tudo que aconteceu em Atos, deve necessariamente ser repetido em nossos dias. Se assim fosse, imagine o que aconteceria com os hipócritas que ainda existem dentro de nossas igrejas. Todo domingo teríamos crentes morrendo como conseqüência de seus fingimentos. Não obstante o livro de Atos não ser normativo, Deus ainda hoje condena a hipocrisia. Precisamos extrair os princípios e algumas lições desta tragédia e aplicá-las em nossas vidas.

1ª.) É impossível fingir ou mentir para Deus: Pedro deixar muito claro que o pecado daquele casal foi um pecado contra Deus (5.3,4). Ananias e Safira estavam mentindo para Deus e não para os homens. Davi também entendia assim quando ao encarar seu pecado disse: “pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que era mal perante os teus olhos..” (Sl 51.4).

Precisamos ter consciência deste ponto. Antes que nosso pecado seja contra pessoas, pecamos contra Deus. E ele não precisa ficar nos espionando pelo buraco da fechadura para saber o que fazemos às escondidas “...todas as coisas estão desnudadas e patentes aos olhos daquele a quem temos que prestar contas” (Hb 4:13). Não existe nenhuma criatura que não seja descoberta na Sua presença.

Com Deus não existem cuidados a tomar na tentativa de ocultar nossa vida íntima e privada. Não temos como fingir ser o que não somos. Sempre estamos desnudados na presença dele e isto em face de que Ele “não nos vê como o homem vê...o homem vê o exterior, porém, o Senhor vê o coração” (I Sm 16:7). Sua vigilância é tremendamente perfeita (Sl 139.1-5). Não temos como esconder alguma coisa de Deus. Quando estou namorando, quando da minha relação com meu cônjuge e filhos; quando estou longe dos olhos da igreja, em viagem de férias; quando estou fazendo negócios ou assistindo a minha TV; tudo, tudo está sendo vigiado por Deus e esta vigilância é maravilhosa e sobremodo elevada.

A certeza de que é impossível esconder qualquer coisa de Deus, deveria poderosamente influenciar toda a nossa conduta, a fim de fugirmos do pecado, e caso aconteça, abandonar esta infrutífera e inútil tentativa de tapear Deus.


Portanto, pense muito bem antes de tentar mentir , lembre-se Deus está vendo tudo oq fazemos, pensamos ou falamos
FIQUE LIGADO(A)!
 CONSEQUÊNCIAS DA MENTIRA:
O Problema com a Mentira: O Inimigo é o Pai da Mentira

“…Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”(Jo 8.44).

“Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.” Ef.4:25

 A MENTIRA AFETA O MEU CARÁTER

“O justo odeia a palavra mentirosa, mas o ímpio se faz odioso e se cobre de vergonha.” Prov. 13:5 

“O que faz um homem desejável é a sua benignidade; e o pobre é melhor do que o mentiroso.” Prov. 19:22

“Ajuntar tesouros com língua falsa é uma vaidade fugitiva; aqueles que os buscam, buscam a morte.” Prov.21:6 

 A MENTIRA DESTRÓI RELACIONAMENTOS

. Com Deus

“Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente;” Prov. 6:17

“Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”(Jo 8.44).

. Com o Próximo

“Quem fala a verdade manifesta a justiça; porém a testemunha falsa produz a fraude.” Prov.12:17 

“Suave é ao homem o pão da mentira; mas depois a sua boca se enche de pedrinhas.” Prov.20:17 “…não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos…” Col.3:9

PARA RFLETIR:


“Muitos amam a mentira. Poucos amam a verdade. Pois podemos amar a mentira de verdade, mas não podemos amar a verdade de mentira…” Rabi Yaacov Yitzchak de Pshischa
CONSELHO BÍBLICO: Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto.” (Pr. 27.5.)
“A Verdade vos Libertará”. (João 8:32) Então, escolha sempre a Verdade 

fonte:EBD

0 comentários:

Postar um comentário